QUANDO O ESPÍRITO BENFIQUISTA PREVALECE, NÃO HÁ DERROTA, CORRUPTO, MERCENÁRIO OU ARRUACEIRO QUE O CONSIGA APAGAR OU FAZER REGREDIR.
BENFIQUISMO É ESTADO DE ALMA SEM DEFINIÇÃO, PRIVILÉGIO DOS PUROS!

quarta-feira, 4 de março de 2015

A HISTÓRIA DA CORRUPÇÃO PINTISTA (Conclusão)


Com o propósito de «PARA QUE NUNCA FIQUE NO ESQUECIMENTO...», trabalho elaborado pelo blog Contra a Corrupção, fizemos publicar em uns quantos capítulos, a súmula da "História da Corrupção Mais Nojenta do Futebol Português", (que ainda não terminou) tendo como personagem principal , o mais protegido criminoso do país e do mundo do futebol, GANGSTER DA COSTA, que os portugueses têm esperança de, mais cedo ou mais tarde, vê-lo condenado e atrás das grades, pagando pelos seus crimes.

Para que nunca fique no esquecimento e como sugerimos no primeiro capítulo, que cada um possa criar o seu próprio arquivo e, quem sabe, um dia, poder revelar aos vindouros a mais negra página dos crimes cometidos contra o futebol, pela quadrilha mais inóqua, criada por um monstro, um bandido ediondo, que o desporto português e o mundo jamais esquecerão!

Conclusão:

2013


Janeiro, 5
Novamente muita polémica para o campeonato de voleibol masculino numa partida Sp. Espinho-Benfica, desta feita a contar para a 20.ª jornada. Com o jogo empatado em sets (1-1) e com o Benfica na frente no terceiro (13-15), é ponto do Sp. Espinho (14-15) mas surgem ainda cartões amarelos quer para o treinador adjunto do Espinho, quer para Roberto Reis. Surpresa geral quando em vez de 15-16 passa a verificar-se uma igualdade. A desconcentração dos encarnados seria evidente e acabariam mesmo por perder o jogo (3-2). O secretário técnico dos encarnados, Rui Gomes, em declarações à Benfica TV acaba por dizer «Fomos altamente prejudicados em determinados pontos do jogo. No terceiro ´set`, há uma situação em que estamos a ganhar por 13-15 e, sem saber como, após uma confusão com cartões amarelos, o resultado passa para 16-16. É um erro da mesa e gera-se uma confusão, ficando a valer a posição deles [do Espinho]. Jogámos sob protesto e vamos protestar o jogo».

Polémico clássico de Hóquei em Patins que o FC Porto acaba por vencer na Luz por 6-4 com a arbitragem de Rui Torres (Minho) e Rego Lamela (Minho). O jogo termina com confrontos entre polícia e adeptos benfiquistas, depois de Edo Bosch ter atingido com o “stick” um adepto benfiquista que se encontrava próximo do túnel, algo que motivou os adeptos benfiquistas a tentarem ripostar ainda que impedidos pelas forças da autoridade.

Janeiro, 6
Derrota do Benfica no dérbi de Futsal com muitas críticas dirigidas à dupla de arbitragem composta por Ricardo Eufrásio (Coimbra) e Marco Rodrigues (AF Guarda). | Ver vídeo

Janeiro, 19
Em dérbi que servia para definir a liderança da Zona Sul do Campeonato Nacional de Juniores, Benfica e Sporting empatam a uma bola, com a equipa de arbitragem composta por Nuno Afonso, árbitro principal, e Paulo Vicente e Vítor Veigas, árbitros assistentes, a serem decisivos, em particular o primeiro que assinalou uma grande penalidade a favor do Sporting por alegado derrube a Carlos Mané que só existiu na sua cabeça.

Fevereiro, 10
Depois de nomeações que suscitaram natural apreensão, caso de Pedro Proença no Nacional-Benfica e Cosme Machado no FC Porto-Olhanense, o juiz de Lisboa e os seus assistentes André Campos e Paulo Soares voltam a fazer das suas. Na primeira parte fica uma grande penalidade por marcar, por braço na bola de um insular com o resultado ainda em 1-1, e já na recta final da partida Cardozo e Matic acabam expulsos. Por seu turno no Dragão, Cosme Machado valida um golo discutível dado que Mangala abalroa o guarda-redes Bracalli no lance, e aparte contemporizar com o excesso de agressividade do francês durante toda a partida, assinalaria ainda uma grande penalidade que Jackson Martinez desperdiçaria, por mão na bola de um jogador algarvio. No final, empates em ambas as partidas e o FC Porto a não conseguir descolar na liderança apesar das benesses.

Fevereiro, 13
FC Porto fica na Taça da Liga. A decisão do Conselho de Disciplina da FPF foi conhecida nesta quarta-feira. Depois da utilização irregular de Fabiano, Abdoulaye e Seba frente ao Vitória de Setúbal, menos de 72 horas depois de terem alinhado na equipa B, violando o regulamento, o FC Porto arriscava-se a perder os três pontos conquistados ante o Vitória de Setúbal, o que faria com que os caísse do primeiro para o segundo lugar do Grupo A, por troca com o Vitória de Setúbal, que assim jogaria as meias-finais no seu lugar. No entanto, neste mesmo dia a FPF confirma que o FC Porto continua na Taça da Liga, dado que o Conselho de Disciplina (CD) considerou improcedente a acusação formulada contra o FC Porto, aceitando o argumento portista em torno da «omissão» dos regulamentos, ideia repudiada pela esmagadora maioria de juristas desportivos.

Fevereiro, 20
Arbitragem tendenciosa da dupla minhota composta António Teixeira e Rui Torres no jogo da 19ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, que opunha Óquei Clube de Barcelos e Benfica. Os pupilos de Luis Sénica conseguem levar de vencido o adversário por 6-2 e assim manterem-se na liderança, mas valeu sobretudo o acerto dos guarda-redes encarnados, capazes de defender 2 LD e 2 penáltis.

Fevereiro, 23
Arbitragem tendenciosa de Ricardo Baixinho no jogo de juniores da 2.ª fase que opunha Benfica e Vitória de Setúbal. Para além dos dois pesos e duas medidas nas faltas, houve excesso de zelo no vermelho directo mostrado a Rudinilson Silva aos 35’. Em vantagem numérica os sadinos chegam ao 0-2, e apenas com muito sacrifício e depois de praticamente 50 minutos em inferioridade o Benfica consegue chegar aos 2-2.

Fevereiro, 24
Mais uma arbitragem tendenciosa na Liga 2012/13 envolvendo Artur Soares Dias e o FC Porto, na recepção dos portistas ao Rio Ave. Os vilacondenses marcam primeiro por Braga, já depois de uma grande penalidade desperdiçada por Jackson Martinez, e rapidamente se assistiu ao nervosismo instalado no Estádio e que se estendeu ao árbitro. Faltas e mais faltas, indevidamente assinaladas ao Rio Ave e perdoadas ao FC Porto, foram paulatinamente empurrando o Rio Ave para trás. O empate chegaria perto do intervalo por nova grande penalidade a favorecer os portistas e a punir bola na mão num cruzamento à queima-roupa, e já depois de aos 58’ ficar uma grande penalidade por marcar a favor do Rio Ave por abalroamento de Otamendi a Ukra na área, o FC Porto acabaria por vencer o jogo na recta final.

Fevereiro, 27
Benfica é eliminado da Taça da Liga em Braga. Má arbitragem de Marco Ferreira em prejuízo para os encarnados. | Ver vídeo

O autocarro do Benfica é mais uma vez apedrejado, desta feita à saída de Braga, depois do jogo no Axa a contar para as meias-finais da Taça da Liga, do qual os encarnados foram eliminados. Vários blocos de cimento foram arremessados na direção do veículo, que seguia numa das variantes que dão acesso à saída da cidade, partindo um vidro partido numa zona lateral a meio do autocarro onde felizmente não seguia ninguém. | Ver vídeo

Março, 2
Mais uma arbitragem deplorável de José Monteiro (Minho) e Joaquim Pinto (Porto), desta feita na difícil deslocação do Benfica ao reduto da Física. O Benfica vence 3-2, conseguindo operar a reviravolta nos últimos 3 minutos, depois de lhe ver assinaladas contra 26 faltas, 4 livres directos, 1 penálti e 2 cartões azuis.

Os juniores do Benfica deslocam-se a Alcohete para 3.ª jornada da fase final. O Benfica ainda chega ao 1-0, perto do intervalo o Sporting empata, e na segunda parte a reviravolta chega pelo apito de Hélder Malheiro, que assinala uma grande penalidade muito discutível a favor dos leões.

Arbitragem deplorável de Cosme Machado no Benfica B-Portimonense. A expulsão de Carole é incompreensível.

Arbitragem tendenciosa de Paulo Baptista no Sporting-FC Porto.

Março, 6
Começa a ser julgado no Tribunal de Gondomar o processo do ex-árbitro de futebol Martins dos Santos, acusado de crime de tráfico de influências. O caso remonta a 2011 quando Martins dos Santos pediu a Vítor Silva, então presidente da Associação Desportiva São Pedro da Cova, cinco mil euros para garantir a manutenção da equipa na primeira divisão distrital da associação de futebol.

Março, 10
Arbitragem lastimável de Jorge Faustino no Benfica 1-0 SC Braga em juniores. Aparte uma dualidade de critérios exasperante, que conduziu à expulsão de Eliseu por acumulação de amarelos e por bem menos do que fizeram os jogadores visitantes, houve ainda um golo mal anulado na primeira parte e a recta final da partida foi particularmente tendenciosa. Ao mesmo tempo, o árbitro Ricardo Moreira permitia que o Sporting chegasse ao 2-2 em Guimarães... 8 minutos para além dos 90.

Março, 13O FC Porto é eliminado nos oitavos-de-final da Champions League pelo Málaga. Os malaguenhos condenam o comportamento dos adeptos portistas e dos Super Dragões, desde o não pagamento de despesas ao vandalismo e furto de bares e restaurantes.

Março, 15O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu manter o FC Porto na Taça da Liga.

Paulo Pereira Cristóvão, ex-vice-presidente do Sporting, vê, esta sexta-feira, ser arquivado o processo no qual era acusado de tentar coagir árbitros, na sequência do depósito de dois mil euros na conta de José Cardinal, árbitro auxiliar que estava nomeado para o encontro entre o Sporting e o Marítimo, em dezembro de 2011, mas que acabou por ser substituído. «No que ao ilícito disciplinar de coação diz respeito, a factualidade indiciada não permite concluir que o Sporting tenha, de algum modo, condicionado a liberdade de agentes desportivos através de atos praticados pelo seu dirigente Paulo Pereira Cristóvão», pode-se ler na deliberação da Comissão de Instrução e Inquéritos, que, no entanto, admite que o ex-dirigente tinha «informação reservadas» acerca dos árbitros de primeira categoria. «Aquilo que se mostra é que este organizou listas contendo informações pessoais sobre os árbitros, mas nunca se evidencia, sem margem para dúvida razoável, que tenha dado a tais listas utilização orientada para coação».

Março, 18
Violência no desporto. Arremesso de pedras no SC Braga B-Sporting B; arremesso e rebentamento de petardos no Vitória de Guimarães-Benfica junto da claque dos vimaranenenses a originar interrupções de jogo e alguns feridos - um apanha-bolas e um agente da PSP tiveram mesmo de ser assistidos;  durante a madrugada adeptos portistas foram receber a equipa ao aeroporto Francisco Sá Carneiro depois do empate no reduto do Marítimo, recepção marcada por insultos e arremesso de tochas e petardos; também o Núcleo Sportinguista de Braga foi alvo de vandalismo, apedrejamento e furto, causando dois feridos e com um a ter inclusive de ser suturado com 10 pontos.

Março, 19
Comunicado do Benfica contra as imagens postas a circular pela SIC a respeito do SC Braga-Benfica.

Março, 24Arbitragem polémica e em prejuízo dos encarnados de António Costa no jogo de juniores entre o FC Porto e o Benfica que os portistas acabam por vencer por 2-1.

Vitória do Benfica em Hóquei em Patins no ringue do HC "Os Tigres" por 4-6. Muitas dificuldades e uma arbitragem tendenciosa de José Pinto e Paulo Santos.

No Andebol, um ano volvido sobre o polémico ABC-FC Porto, a mesma dupla de arbitragem composta por Flávio Carvalho e João Malhado em Braga no ABC-Benfica, desta feita bem maiscaseira.

Abril, 1
Um grupo de adeptos do Sporting vandaliza alguns estabelecimentos comerciais no centro histórico de Braga, em dia de SC Braga-Sporting. A chegada da polícia evitou males maiores, mas os prejuízos dos comerciantes locais são elevados e terão, mesmo, ocorrido algumas agressões quando os proprietários tentavam defender os seus bens.

Abril, 2Em contagem decrescente para o final da Liga e em vésperas de Olhanense-Benfica, o período que antecede o jogo de Olhão é marcado por alguma celeuma, quer porque o presidente algarvio Isidoro Sousa acaba por não levar o jogo para o Estádio Algarve e se priva de realizar uma receita três vezes superior, quer porque surge os jogadores algarvios vêm ameaçando com greve. Tudo acaba por ser resolver, seguindo o líder do Olhanense diz, porque um seu amigo deu 288 mil euros para pagar aos jogadores. Isidoro seria visto dois dias mais tarde no Restaurante Antunes no Porto, um espaço associado ao FC Porto e de familiares de Reinaldo Teles. | Ler mais

Abril, 5 O ex-vice-presidente da AG do Sporting, Daniel Sampaio, afirma, em entrevista ao "Diário de Notícias", que Paulo Pereira Cristóvão lhe comunicou que espiava os jogagores. "Estava com os meus netos a pedir autógrafos aos jogadores junto dos carros deles onde estavam as mulheres e namoradas e, de uma forma supreendente para mim veio ter comigo contando-me episódios da vida íntima dos jogadores e mostrando-me mensagens entre um jogador e a sua namorada. Posto isto alertei o presidente", recordou. Godinho Lopes assumiu "que todos os clubes faziam isso" e "achou aquilo perfeitamente natural", segundo as palavras de Daniel Sampaio, que prossegue: "Nessa mesma conversa o vice-presidente disse-me que havia um jogador que tinha uma relação extra-conjugal. A expressão que utilizei foi 'quero é que eles joguem bem, com quem dormem não me interessa'. Respondeu-me que estava a proteger os ativos." | Ler mais I | II

Abril, 13
Mais uma arbitragem deplorável de Duarte Santos e Ricardo Fonseca no Clássico de Andebol na Luz. O Benfica consegue a muito custo vencer o jogo por 30-28, isto porque na segunda parte depois de ter conseguido vantagens consideráveis foi vítima de exclusões que inverteram o rumo dos acontecimentos. Uma recta final em bom nível permitiu aos comandados de Jorge Rito levarem de vencido o FC Porto.

Abril, 20
A equipa de Iniciados A do Benfica perde por 1-0 frente ao Sporting, em Alcochete, em jogo da 2.ª Jornada da 3.ª fase. No último minuto, o golo do empate é anulado pela equipa de arbitragem composta por Pedro Silva, Nuno Vaz e António Oleiro.

Abril, 21
Arbitragem polémica de Cosme Machado no Freamunde 2-2 Santa Clara, complicando as contas da manutenção da equipa da casa. Sobre o árbitro da partida, o técnico do freamunde Jorge Regadas diria «É de lamentar como este indivíduo valida de forma escandalosa aquele golo. É ver quantos jogos o Freamunde ganhou na 2.ª Liga com este árbitro, deve ter alguma coisa contra o Freamunde. Vomita ódio, é um incompetente, só deixa ficar mal a sua classe. Não tem seriedade para andar aqui e devia ser banido do futebol (...) Até os seus colegas veem o mau trabalho que faz pela arbitragem. É uma erva daninha, que precisa de ser afastada deste mundo bonito do futebol (...) Fui expulso só por dizer que era falta e perguntei-lhe depois se tinha alguma coisa contra o Tó Figueira, que já tinha sido expulso num Beira-Mar-Freamunde e é um jogador que vive na mesma cidade que ele.»

Abril, 22
Em entrevista ao Programa do Jô, da TV Globo, Walter Casagrande falou da carreira de futebolista, do consumo de drogas e das substâncias dopantes que foi aconselhado a tomar quanto chegou ao FC Porto, na época 1986/87. «Usei umas quatro vezes. É uma situação que me envergonha, o que menos gosto de lembra. Atrapalha-me muito mais do que pensar em todas as drogas que tomei. Era injetado e dava uma disposição acima do normal. Controlo antidoping? Não havia», disse. | Ver vídeo

Abril, 27
No Andebol, o Benfica perde novamente na 6.ª Jornada, desta vez ante o Águas Santas e por 23-21, e praticamente despede-se do título depois da derrota no dérbi da passada semana. Carlos Carneiro e Jorge Rito criticam a arbitragem de Mário Coutinho e Ramiro Silva, em particular pelas não decisões sobre o pivot José Costa, invariavelmente parado à margem das Leis de Jogo.

Também no Hóquei e em deslocação de alto risco o Benfica é vítima de uma arbitragem deplorável de Paulo Romão de Lisboa e Paulo Almeida de Aveiro. Primeiro Carlos Lopez converte uma grande penalidade mas a dupla de arbitragem manda repetir, decisão que conduz a cartão azul mostrado ao técnico Luis Sénica. Carlos Lopez não enjeitaria para fixar o resultado em 4-4, mas na recta final novo conjunto de aberrações e nos mesmos moldes. O Benfica faz o 4-5 por duas vezes de bola parada, mas o jogo termina mesmo 4-4 e deixa o Benfica mais longe do título nacional.

Sem comentários: